(21) 3129-1029      athenaginecologia@gmail.com    |   

A primeira consulta ao ginecologista

A primeira consulta ao ginecologista é recomendada desde o início da adolescência, logo depois da menarca (primeira menstruação), para que a menina entenda as diversas mudanças do próprio corpo e aprenda a cuidar dele desde cedo. A timidez e os receios são naturais no primeiro momento, por isso o primeiro encontro é apenas para criar um vínculo com o/a ginecologista e tirar possíveis dúvidas.

Trata-se apenas de uma conversa orientada sobre cuidados básicos com a saúde íntima. As orientações vão desde a maneira correta de higienizar a região genital e da importância do tipo e textura das lingeries - que devem ser confortáveis e de algodão, para evitar complicações – até as formas de contracepção e proteção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Pode ser também que o profissional realize um exame físico para avaliar se o desenvolvimento da menina está de acordo com a faixa etária. Se ela já teve relações sexuais, exames preventivos ginecológicos podem ser necessários.

Quando a paciente é menor de idade, ela entra no consultório acompanhada da mãe e normalmente o procedimento consiste em uma entrevista para fazer um histórico familiar - inclusive tirando dúvidas também da mãe ou do responsável. Depois a conversa é particular, com a própria paciente, para deixá-la mais à vontade.

Essas visitas ao ginecologista devem se repetir por toda a vida, pois cada fase da mulher demanda cuidados.

Visite seu ginecologista!

Fonte: Medical Site

26 de Dezembro de 2019

Marina Peres Monteiro de Souza Barroso - Doctoralia.com.br