O que é spotting?

A expressão inglesa “Spotting” ou sangramento de escape é uma queixa frequente em todas as faixas etárias e consiste em um leve sangramento genital fora da época do fluxo menstrual. Não se deve confundir com o sangramento leve no início ou no final da menstruação, pois este não caracteriza o sangramento de escape, mas o início ou o fim da própria menstruação. Pode ser difícil fazer essa distinção levando em conta apenas a quantidade de sangue, mas, geralmente, se há sangramento leve até 2 dias antes ou depois do período menstrual, então esses episódios devem ser considerados parte do período menstrual.

O sangramento menstrual é o que está associado ao desprendimento do endométrio no final do ciclo. Já o sangramento de escape pode ter diversas definições dependendo da causa. Mas como e por que esse sangramento aparece?

A origem

O sangramento de escape pode vir da parte superior (útero) ou inferior (colo do útero) do aparelho reprodutivo. Normalmente, as manchas mais intensas têm origem no útero, enquanto as mais claras podem vir do trato superior ou inferior do colo do útero.

As causas

Anticoncepcionais: quando o sangramento é um efeito colateral do medicamento, especialmente nos primeiros meses de uso. Isso pode ser um indicador de que a pílula não é a mais adequada ou de que ela estimula um certo nível de hormônios que acabam descendo inesperadamente. A boa notícia é que, ao longo do tempo, esses episódios tendem a ficar cada vez mais esporádicos.

Gravidez: quando o sangramento é um sintoma comum do início da gestação. Normalmente, não é motivo de preocupação, pois pode estar relacionado com alterações hormonais. Mas se o sangramento for abundante, de cor vermelho vivo e com presença de cólicas, deve-se entrar em contato com a equipe médica imediatamente.

Problemas físicos e infecções: doenças/problemas físicos que podem causar episódios de sangramento incluem miomas e pólipos uterinos ou cervicais representando um crescimento anormal do útero ou do colo do útero, além de endometriose. As infecções urinárias também podem causar sangramento a partir da uretra e, por fim, o sangramento pós-coito com penetração não pode ser considerado normal. Geralmente é causado ou por um problema no colo do útero ou via pólipos endometriais.

Ovulação e/ou problemas hormonais:

Ainda não está claro por que algumas mulheres têm sangramentos de escape na ovulação e outras não, mas algumas investigações sugerem que a diferença é o alto nível de hormônios.

Apesar dos fatores de risco serem geralmente benignos, devem ser estritamente investigados pelo (a) ginecologista.

02 de Julho de 2020