(21) 3129-1029      athenaginecologia@gmail.com    |   

Principais razões que levam à falta de desejo sexual em mulheres

O apetite sexual tem grande papel na vida de uma mulher saudável em idade fértil. Além de influenciar na própria autoestima, é fundamental para a manutenção da relação a dois. Porém, a diminuição da libido é um problema relativamente comum entre mulheres, e chega a atingir entre 15% e 35% delas em algum momento da vida.

Isso pode ter inúmeras causas, como problemas no relacionamento, estresse, ansiedade e depressão, uso de pílula anticoncepcional, doenças metabólicas, uso de medicamentos contínuos, insegurança e baixa autoestima.

É fundamental ficar atenta ao apetite sexual e consultar um ginecologista caso o problema se estenda por longos períodos. Para chegar a um diagnóstico correto, médico e paciente devem ter uma conversa sincera, e, em alguns casos, como o de distúrbios metabólicos, podem ser necessários alguns exames complementares. O ideal é que o paciente também procure apoio de um psicólogo para tratar os eventuais impactos que a baixa libido pode ter na autoestima e nas relações.

Lembre-se de que não há problema algum em sentir uma diminuição no apetite sexual, já que esta é uma decisão individual!

Fonte: Medical Site

06 de Maio de 2021

Marina Peres Monteiro de Souza Barroso - Doctoralia.com.br