(21) 3129-1029      athenaginecologia@gmail.com    |   

O que é sangramento de escape?

Também chamado de spotting ou sangramento intermenstrual, o sangramento de escape pode acontecer entre os ciclos menstruais, mesmo que a menstruação seja regular - o que varia de uma mulher para outra. Mas, você sabe por que isso acontece?

Há diversas causas para o spotting e entre as mais comuns estão: síndrome dos ovários policísticos (SOP); ovulação, que provoca descamação do endométrio no meio do ciclo; início ou interrupção de pílula anticoncepcional; DIU (Dispositivo Intrauterino), que aumenta volume e incidência de sangramento; ISTs (infecções sexualmente transmissíveis); estresse; DIP (Doença Inflamatória Pélvica); mioma uterino; pólipos e prolapso. 

Em gestantes, o escape é um sinal de alerta: entre outras complicações, pode até significar um aborto espontâneo. Nesses casos, a ajuda médica deve ser imediata. 

Como há diversas causas para o spotting, o diagnóstico é mais delicado. Por isso, é preciso observar as características deste tipo de sangramento, levando em conta o dia em que o escape apareceu, o aspecto desse fluxo (intensidade e volume) e a presença de outros sintomas. 

Essas características devem ser relatadas ao ginecologista durante a consulta, bem como informações sobre o uso de métodos contraceptivos e hábitos de vida, como tabagismo e relação sexual desprotegida. Assim, o médico pode avaliar o caso de forma individual.

A variedade dos fatores de risco e o diagnóstico influenciam na opção de tratamento. O especialista indica a melhor terapia para cada caso, definindo medicamentos e dosagens, além da duração – caso algum tipo de intervenção seja necessária. 

Para se precaver é recomendado que a mulher conheça o próprio ciclo, esteja atenta às reações do próprio corpo e elimine hábitos de vida prejudiciais à saúde (como fumar, por exemplo). Não fique em dúvida, se tiver qualquer sangramento anormal, procure o ginecologista o mais rápido possível - especialmente se você está tentando engravidar. 

Fonte: Medical Site

25 de Julho de 2019

Marina Peres Monteiro de Souza Barroso - Doctoralia.com.br