Entenda o que é corrimento

Corrimento, ou vaginite, é uma secreção expelida pela vagina que pode indicar alguns problemas de saúde. A substância é caracterizada por uma mudança na secreção vaginal normal, seja em volume, cor, textura ou odor. Pode gerar um odor desagradável, coceira persistente, vermelhidão, ardor ao urinar e, em casos mais graves, presença de sangue.

A causa mais frequente deste quadro está relacionada à proliferação de bactérias naturais da mulher provocada pelo desequilíbrio do pH vaginal ou até mesmo por bactérias intestinais que migraram para a região genital. Alguns problemas que podem resultar em corrimentos são infecções vaginais, cervicais ou do colo do útero; vulvites; vulvovaginites e DSTs. Os corrimentos mais conhecidos são a candidíase, a tricomoníase, a vaginose bacteriana e a cervicites.

Diante desses sinais, você deve procurar um médico ginecologista o quanto antes. Ele fará uma avaliação clínica e poderá realizar exames como Papanicolau (coleta de material do colo do útero), solicitar medida do pH vaginal ou bacterioscopia (coleta da secreção vaginal). Os testes vão ajudá-lo a traçar um diagnóstico preciso e indicar um tratamento adequado, de acordo com a causa do problema.

Além do tratamento, é possível prevenir o corrimento evitando alguns maus hábitos e situações que prejudicam a saúde ginecológica, como estresse, uso contínuo de antibióticos e roupas apertadas de tecidos sintéticos, má higiene genital, sabonetes impróprios para a região e alimentação desregrada.

16 de Agosto de 2019