(21) 3129-1029      athenaginecologia@gmail.com    |   

O que é a vaginose bacteriana?

Como o próprio termo sugere, Vaginose Bacteriana é uma infecção genital provocada por bactérias que fazem parte do nosso organismo. Embora não seja considerada uma doença sexualmente transmissível, o contágio pode, sim, acontecer pelo contato íntimo ou pela relação sexual.

A infecção desencadeia um desequilíbrio da flora vaginal e uma consequente redução do número de lactobacilos, aumentando a população de bactérias patogênicas (que causam doença), como os tipos Gardnella Vaginallis, Peptoestreptococcus e Micoplasma hominis. 

Sintomas

A doença afeta principalmente mulheres na idade reprodutiva, provocando sintomas como corrimento branco-acinzentado e odor fétido. O não tratamento da Vaginose pode levar a complicações como endometrites (inflamação do endométrio) e salpingites (inflamação das trompas). 

Diagnóstico

A princípio, o diagnóstico é baseado nas queixas da paciente e no exame clínico realizado no próprio consultório ginecológico. Para uma conclusão mais precisa, é possível que o médico solicite exames que analisam a secreção vaginal, como a bacterioscopia, a cultura e a análise do pH. O profissional também pode realizar o exame preventivo de Papanicolau, que consiste na coleta de células da vagina e do colo uterino. 

Tratamento

O tratamento inclui a utilização de antibióticos, administrados por via oral (comprimidos) ou vaginal (cremes), cujo as doses devem ser seguidas à risca para garantir a cura. 

Prevenção

A prevenção consiste em evitar o desequilíbrio da flora vaginal. Conservar uma boa higiene íntima sem relaxar ou exagerar na limpeza; preferir sempre calcinhas de algodão, que deixam a pele respirar melhor também são precauções que cuidam do equilíbrio do trato vaginal e utilizar camisinha nas relações sexuais. 

A vaginose pode causar complicações e atrapalhar a vida pessoal e profissional. Ao menor sinal dos sintomas, procure um ginecologista. 

Fonte: Medical Site

03 de Outubro de 2019

Marina Peres Monteiro de Souza Barroso - Doctoralia.com.br